sábado, 13 de agosto de 2011

O USO DA INTERNET NA ESCOLA CARNAÚBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA -MT

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

PROINFO INTEGRADO


O USO DA INTERNET NA ESCOLA CARNAÚBA


PROJETO PESQUISA E APRENDIZAGEM


AUTORES: DALVA ALVES BARBOSA GOMES E
ORLANDO BORGES DE CASTRO

SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA, JUNHO DE 2011


Justificativa:
A atualidade esta sendo marcada pelos modernos avanços tecnológicos .O campo que mais avançou foi visivelmente , o da informática. a informática tomou conta da vida dos cidadãos, tornando-os, de certa maneira, dependentes desta nova tecnologia. Essa ¨revolução ¨tecnológica traz uma nova forma de comunicação : a internet. com isso mostrou-se extremamente necessária tanto na vida pessoal quanto na profissional neste mundo globalizado.
Entretanto, compreendemos que a sociedade em que vivemos é extremamente desigual e percebemos um grande crescimento na inclusão social. esse cenário preocupante vem sendo combatido por projetos sociais, que se multiplicam no cotidiano das pessoas. então, percebe-se que a tecnologia tem o papel de fazer parte deste contexto social..

Problematização
No Brasil ,já há bastante tempo, nota-se uma grande preocupação por parte das autoridades governamentais e outras ligadas ao setor educacional, no âmbito de promover significativas mudanças no sistema educacional.
As discussões no campo teórico-metodológico têm se dado em torno de uma escola diferente, aberta, que ultrapasse as barreiras físicas e sociais, indo até a comunidade em busca de conhecimentos e trazendo essa comunidade para dentro do espaço escolar.
A escola do campo é vista como escola inferior , principalmente quanto à qualidade do ensino. Criou-se uma ideia de que os professores que trabalham na zona rural são leigos, sem formação para o magistério.
No Município de São Félix do Araguaia essa realidade vem sendo alterada de modo significativo. O quadro de professores das escolas rurais, conta com a maioria dos professores licenciados e o município conta com uma política educacional definida e direcionada às questões do campo.
Por outro lado, encontra na região um certo êxito da luta pela Reforma Agrária. Mas pouco tem sido feito no sentido de encontrar alternativas para criar condições para a comunidade, mesmo com um pequeno pedaço de terra, possam viver com sua família com dignidade. E é aí que a escola como instituição produtora de conhecimento, busca meios para que encontrem uma maneira de desenvolvimento. E é nesse sentido que a informática podem trazer benefícios aos alunos dessa região.

Objetivo Geral
  • Adotar a metodologia de inclusão digital como fio condutor de todo trabalho desenvolvendo no aluno habilidades de pensamento essenciais para compreensão de digitação, para comunicação e interpretação dos resultados obtidos e para consequente tomada de decisões.

Objetivos específicos
    • Formar uma ideia inicial a respeito das potencialidades de processamento de informação das tecnologias digitais;
    • Familiarizar-se com o uso dos fóruns de discussão e com a navegação em conteúdo da internet;
    • Ampliar sua compreensão sobre as possibilidades de comunicação disponíveis no trabalho pedagógico.


Para quem o projeto?
O público alvo deste projeto serão os alunos do ensino fundamental da escola "Carnaúba", principalmente entre dez e dezoito anos, desta forma atingiremos diretamente o público que está se preparando para o mercado de trabalho e quem já esta no mercado e precisa ampliar seus conhecimentos. Os cursos de informática, ainda tem um custo para os alunos do ensino fundamental. Então o desafio é trazer esse público alvo que até então vê barreiras para se enserir no mundo informatizado e assim garantir melhor colocação no mercado de trabalho.
Esse público interagindo com a tecnologia ira formentar um craecimento da cultura na comunidade e assim chegaremos ao nosso objetivo de contribuir para formar uma sociedade cada vez melhor.

Estratégia
Os parceiros são fundamentais à formação de uma infra-estrutura para execução do projeto. Com a mobilização da comunidade escolar juntos aos órgãos públicos como: Secretaria Estadual de Educação e Secretaria Municipal de Educação, dando continuidade para o fim da exclusão digital no ensino fundamental da escola e da comunidade.
Como o laboratório será ultilizado:
  • Quem usa o laboratório de informática ? O que os alunos fazem no laboratório ? Os alunos gostam de trabalhar com computadores ?
  • Criar uma disciplina de informática na escola;
  • Verificar as mudanças que o laboratório trouxe para essa escola em geral.


Avaliação do Projeto
Verificar se os alunos conseguem digitar corretamente, abrir email, criar blog, pesquisar na internet, serem críticos, criativos e cuidantes em relação a internet, se conseguem resolver situações problemas e quais as relações que os mesmos estabelecem e se discutem diferentes pontos de vistas, expõem suas dúvidas e opiniões e se comunicam por digitação, suas descobertas e se também buscam estratégias para a soluções de problemas com criatividade e autonomia.

Cronograma
100 horas aulas


REFERẼNCIA
Ramos, Edla Maria Faust
Introdução à Educação Digital/ Edla Maria Faust Ramos, Monica Carapeços Arriada, Leda Maria Rangearo Fiorentini.-2.ed.- Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2009. 292p.;il.